O placard afixado numa das paredes de xisto do restaurante Vindouro é meio caminho andado para querer ficar: “Viva Portugal, ame, faça amigos, ria muito, dê, namore, loucamente”.
Já agora, se nos permite, coma, mas coma bem. Se a gastronomia é para si um dos requisitos de uma vida “cheia”, chegou ao sítio certo. Na mesa, as receitas tradicionais do Douro servem de inspiração e o resultado é nada mais, nada menos do que aromas, sabores e texturas que apelam às sensações.
Os produtos da região ganham destaque e há sugestões para todos os gostos. Bacalhau confitado, sobre manto de feijão preto e farofa de chouriço e couve; posta à moda do Alto Douro vinhateiro e especialidades em forno de lenha cabrito, arroz e batatas à padeiro.
Mas a mais recente novidade do restaurante dá pelo nome de “Da Vinha para a Mesa”. Um programa composto pela visita a uma vinha, com merenda de produtos regionais (bola de carne, queijos, enchidos, compotas e prova de vinhos). De regresso ao Vindouro, o “filme” continua com um menu de degustação, regado, claro está, com o néctar dos deuses durienses.