Quem já alguma vez teve oportunidade de visitar Lamego, sabe que esta cidade localizada na Região do Douro, para além se uma das mais antigas de Portugal, tem pelo menos duas características muito próprias e por isso incontornáveis: o seu património monumental e… a Bôla de Lamego.
Estas são duas singularidades que imediatamente voltam à memória sempre que pensamos na cidade. Basta surgir na mente o nome Lamego que é inevitável. Certo é que logo a seguir assalta-nos a lembrança a imagem do espumante, fresco e a borbulhar no vidro transparente. Fechamos os olhos e pensamos depois nos odores do vinho do Porto, no sabor da doçaria conventual, na luz das avenidas emolduradas de verde; nas cores do casario concentrado em torno do Castelo e logo, logo nos recordamos da plenitude da paisagem, rendilhada de socalcos e pontilhada de quintas, hortas e jardins.
Se, pelo contrário nunca visitou Lamego, esta é uma oportunidade imperdível. Entre os dias 28 de Junho e 1 de Julho, a Feira da Bôla reúne num único evento tudo o que de melhor possui a cidade. São quatro dias exclusivamente dedicados a esta iguaria popular.
Dezenas de pastelarias e padarias deitarão mãos à massa para encher a Avenida central de Lamego e as barraquinhas típicas de bôlas para todos os gostos.
Bom apetite!