O verão ainda aí está para durar… e mais uns dias de descanso sabem sempre bem. Nas regiões vinhateiras iniciam-se os trabalhos das vindimas, que atraem curiosos e enófilos. Aproveite esta época e rume a norte para conhecer alguns dos mais recentes spots do país.
O restaurante Vindouro “é uma mistura de aromas, sabores e texturas que apela às sensações.”
É assim que nos é descrita a cozinha regional e contemporânea, que se pratica no Vindouro, aberto há apenas três meses no centro histórico de Lamego.
Inspirada no receituário tradicional duriense, a carta é sazonal, com destaque para os produtos da região. Salada de polvo sobre tosta de azeitona e azeite virgem D.O.P., bacalhau confitado sobre manto de feijão preto e farofa de chouriço e couve e ainda posta à moda do Alto Douro Vinhateiro são algumas das propostas.
Também a carta de vinhos privilegia os vinhos do Doura e da sub-região de Távora e Varosa, com opções a copo e de compra na wine boutique do restaurante.
O corredor ondulante, simulando as curvas do rio e o relevo dos socalcos, e a recriação de videiras e oliveiras, enquadradas numa parede de xisto, são detalhes que fazem deste espaço um local de visita obrigatória.
Nos meses de vindima, por 50€/pessoa e mediante reserva prévia, há um programa especial que inclui almoço ou jantar, deslocação a uma quinta para vindimar e com direito ainda a merenda, prova de vinhos comentada e oferta de um produto regional.